Será que você anda se sabotando demais?
A autossabotagem é um comportamento bastante comum, mas nem sempre tão fácil de ser identificado. Em geral, pessoas que se sabotam com frequência costumam ter questões relacionadas à sua autoestima e, consequentemente, à sua autoconfiança também.
Basicamente, a autossabotagem significa um conjunto de comportamentos em que criamos dificuldades e obstáculos para atingir nossos próprios objetivos. Quer um exemplo claro? Uma pessoa que deseja muito um relacionamento, mas quando finalmente encontra alguém interessado, começa a enxergar empecilhos que impedem-na de viver a nova história em plenitude.
Por isso, se você identifica sinais de autossabotagem em seu comportamento, uma dica é tentar racionalizar, dentro do possível, suas atitudes. O primeiro passo é identificar isso, e o seguinte é buscar entender o porquê de se sabotar.
Saiba que a psicoterapia pode te ajudar muito no processo de compreensão da autossabotagem, de maneira que você se sinta livre para se permitir viver novas experiências dentro do que julgar interessante para si mesmo.
Psicóloga (CRP RJ 35936)