Fobia social / Timidez

20 janeiro, 2017

Fobia social / Timidez

Resultado de imagem para Fobia social / Timidez

 A Fobia Social, também chamada de Transtorno de Ansiedade Social, é uma categoria diagnóstica recente e anteriormente negligenciada, por ser, muitas vezes, confundida com uma simples timidez. A diferença é que ela é extremamente incapacitante e provoca bastante sofrimento e prejuízo na rotina diária da pessoa que sofre com esse transtorno.


Segundo o DSM-IV (APA, 1994), a fobia social caracteriza-se por temor acentuado e persistente a situações sociais ou de desempenho em que a pessoa se sente exposta a desconhecidos, ou a um possível escrutínio ou avaliação dos outros, por medo de resultar em embaraços. Entre os medos que se manifestam estão os de parecer ridículo ou tolo, de ser o centro das atenções, de cometer erros e de não saber o que se espera dela.

Na maioria das vezes, há evitação das situações ou desempenho em público; quando não há a evitação, a exposição a esses estímulos produz uma resposta imediata de ansiedade (que pode assumir a forma de um ataque de pânico situacional ou ser manifestada através de rubor facial, tremor e sudorese), mesmo a pessoa tendo consciência que esse medo é excessivo ou irracional.


Fonte: https://psicologado.com/abordagens/psicologia-cognitiva/o-tratamento-cognitivo-comportamental-da-fobia-social-uma-revisao © Psicologado.com<http://psicologado.com>

Nenhum comentário

Postar um comentário

Personalização por | Gabi Layouts